domingo, 24 de maio de 2009

Tristemente ilariante

Viram o telejornal da TVI na 6ª feira? Se não, os meus parabéns. Não merece a audiência. No entanto, vejam isto http://www.youtube.com/watch?v=wZLaLO-tTJU
Dá vontade de rir sim, mas apenas porque ninguém gosta de chorar. É esta da qualidade do nosso telejornal de maior audiência? Não sou um gajo de letras (para quem não sabe de momento estou a estudar no IST) mas lembro-me de aprender no secundário (ou 9º ano talvez) os princípios do texto jornalístico. Colegas letrados perdoem a minha ignorância, mas creio ter ouvido falar em algo semelhante a "imparcialidade", e tanto quanto sei despejar opiniões e julgamentos a torto e a direito não encaixa bem nesta noção. Faz lembrar o que eu faço aqui? Pois claro que sim, mas por alguma razão isto é o blog "Viva o Alasca!" e não a merda do telejornal da TVI, por alguma razão não me pagam para o fazer e por alguma razão (que de momento não se me afigura perceptível) tenho no máximo umas dezenas de leitores e não um par de milhões.
Infelizmente não estou perfeitamente inteirado dos assuntos abordados no vídeo. Sei o que sei e que pode ser mais do que tu, ou não. Mas sei que não é assim que se faz jornalismo. E também sei que não se tratou de um caso isolado. Infelizmente acabo por ver muitas vezes esse jornal, e as palavras "que palhaçada" e "ridículo" passam-me mais vezes pelos lábios do que expressões de assentimento ou concordância. E não, não é por ser um gajo implicante (pelo menos não só por isso). É porque é realmente ridículo que o aprensentador do telejornal de maior audiência do nosso país (presumo que o seja, e mesmo que não tal não diminui a gravidade da situação) tenha mais interesse em expôr as suas perspectivas do que as dos convidados, nos impinja as suas opiniões em vez dos factos, e quando se dá sequer ao trabalhos de os apresentar adoça-os ou acidifica-os consoante o seu desejo.

Filipe Morais

3 comentários:

  1. TVI é uma palhaçada no total.
    Começando pelo telejornal, passando pelos baixos valores que as suas séries passam e acabando nos péssimos programas que têm no ar.

    O que é pior é que a malta (principalmente os velhotes) gosta de ver o pessoal todo a dizer merda uns com os outros.

    Se todos pegassemos no nosso telecomando e mudassemos da TVI para a SIC noticias ou RTPN, assim já seria possivel aprender alguma coisa.

    Desde que a TVI mudou a sintonia na TVCABO (à coisa de um mes, talvez) que a minha televisão está sem ela. Okay, admito que sou um bocado preguiçoso e não me apetece levantar o rabiosque da cadeira e ir configurar aquilo, mas de certeza que se fosse um canal um pouco mais prestavel que já o tinha sintonizado.

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Ya, o bastonário da ordem dos advogados passou-me uma beca. Mas a Manuela Moura Guedes passou o jornal inteiro (como sempre) a fazer propaganda às suas ideias e às suas opiniões. Em vez de fazer perguntas, prefere opinar.

    ResponderEliminar