sábado, 26 de dezembro de 2009

(Foi) Natal

Acabou de passar mais uma tão esperada época natalícia, com tudo aquilo que simboliza. E isso, apesar de convencionado, é certamente diferente para cada um de nós.
É certo que o Natal deveria ser uma celebração do nascimento de Jesus (embora tenha tido origens pagãs) mas, hoje em dia, não é isso que representa para a maioria das pessoas. Não me interpretem mal, estou longe de pertencer às hordas de cínicos que se queixam que o Natal já mais não é do que campnhas de marketing para maximizar as vendas. Acredito verdadeiramente no espírito natalício, e é certo que nesta época todos nos encontramos mais inclinados a ajudar o próximo, quanto mais não seja para não destoar.
O Natal representa ainda para muitas famílias uma oportunidade de se reunirem e estarem juntas em harmonia, ficando as trocas de prendas relegadas para planos secundários de importância. É claro que as crianças mais jovens poderão discordar deste ponto (pelo menos interiormente), mas quem consegue resistir ao sorriso de uma criança ao experimentar um brinquedo novo?
Parece-me assim que, embora possa ter perdido algum do seu significado religioso, o Natal evoluiu para algo mais: uma ocasião única para estarmos com aqueles que nos são mais queridos e repensar sobre aquilo que é verdadeiramente importante nas nossas vidas.
Deixo aqui, embora atrasado, um sincero desejo de feliz Natal para todos

Filipe Baptista de Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário