sábado, 30 de janeiro de 2010

Corrida Fim Da Europa (Sintra)

À semelhança de alguns posts que tenho feito por aqui, decidi docoumentar e comentar de uma maneira mais metódica as provas de atletismo em que for participando. Peço desculpa aos que não se interessam pelo tema, mas não me parece que faça sentido a criação de outro meio para esse fim.
Como seria pouco viável e ilógico estar a falar de todas as provas passadas, vou falar apenas das presentes e futuras. Começo assim pela Corrida do Fim da Europa (ou um nome pomposo do género), no dia 24 Janeiro de 2010 (aka domingo passado).

A prova é de 17Km em montanha, desde Sintra até ao Cabo da Roca. Como se tratava de uma prova ímpar, tanto devido à distância incomum como ao tipo de terreno, decidi não me preocupar por aí além com o tempo e simplesmente disfrutar da prova. A partida foi dada a horas e o tempo estava bestial inicialmente (enevoado mas sem chuva), levantando-se progressivamente um vento cada vez mais incomodativo. Um frio do caraças como podem calcular, mas que não impediu uns malucos de irem correr de calções e T-shirt (não é o meu caso, como podem ver na foto).
Os primeiros 4Km são ligeiramene inclinados, pressagiando um pouco as dificuldades que se avizinham. Há depois uma série de pequenas subidas e descidas até chegar ao 10ºKm, onde há um verdadeiro problema de altitude(a atitude nunca falha!). Durante pouco mais de 1000m o terreno mantém-se teimosamente numa inclinação agressivamente alta (não vou arriscar um número pois sou mesmo muito mau a visualizar/desenhar ângulos), havendo imensas desistências de atletas nesta zona. Pouco após a placa assinalando os 11000 metros passados, inicia-se uma ligeira descida, que se mantém até ao final.
Terminei a prova com o modesto tempo de 1h33min53s, ficando num também modesto 1015º lugar. No final a organização disponibiliza um buffet de recepção com sandes, sumos e bolos, suponho que num incentivo a que corramos mais depressa na próxima vez (quando cheguei já não havia bolo de chocolate :\), assim como transporte de volta a Sintra e outras localidades.
Uma prova que certamente vale a pena repetir, seja pela vista, pelos bolos ou pelo ar puto da serra que tão bem nos faz (aparentemente o mesmo não se pode dizer do meu Ipod, que morreu no processo).
Um agradecimento à revistaatletismo, por mais uma vez disponilibizar fotos dos atletas em prova.

PS:(as calças de lycra ficam-me mesmo a matar não é?)

Filipe Baptista de Morais

1 comentário:

  1. "quando cheguei já não havia bolo de chocolate =/"
    O que eu me ri com esse comentário xD

    Mas porra moço, 1h33 a correr?
    Eu passado 10 minutos já estou todo roto :|
    MAN, eu só a subir o raio da alameda fico cansado =/
    Bah, acho que tenho de começar a fazer qualquer coisa xP

    ResponderEliminar