sexta-feira, 18 de junho de 2010

Real > virtual?

Sempre achei curioso o facto de os guitarristas (ou as pessoas que dão uns toques de guitarra vá) não acharem piada nenhuma ao guitar hero. E isto é deveras um facto, se duvidam perguntem aos vossos amigos amantes do instrumento e comprovem. E se lhes perguntarem o porquê vão fazer aquela cara "tipo, não é óbvio?". Devo dizer que para mim não é de facto óbvio. Se fosse não perguntaria aliás. E não óbvio porque parece ser um caso singular: as pessoas que gostam de jogar futebol passam a vida a jogar PES, eu próprio era fã do Virtua Tennis e daí por diante. Só os guitarristas nutrem este ódio por o seu hobby ter passado para um jogo de vídeo, em vez de o adorarem.
No fundo, creio que têm inveja por terem de treinar meses para tocar uma qualquer musiquinha da treta, enquanto que eu num dia aprendo várias no guitar hero. E mais difíceis!

Filipe Baptista de Morais

7 comentários:

  1. Até acho o Guitar Hero engraçado, só que, simplesmente, não tem nada relacionado com tocar uma guitarra a sério.
    Para além disso, tocares uma musica no GH, só se assemelha minimamente com a musica em questão no modo mais difícil de todos.

    ResponderEliminar
  2. mas quem é que toca sem ser em expert? :O só as meninas!

    ResponderEliminar
  3. Acho que o simples facto do número de cordas de uma guitarra verdadeira ser superior ao número botões de uma guitarra do guitar Hero diz muita coisa...
    E para além disso Guitar Hero não ficas com os dedos todos f**s depois de um solo a alta velocidade...
    Isto sim parece ser um jogo interessante: http://www.guitarrising.com/

    ResponderEliminar
  4. não ficas? claramente não costumas tocar as músicas mais fodidas xD
    qualquer música com ritmo mais acelerado (ex: knights of cydonia) tem o potencial de fazer caibras se tocares várias vezes como deve ser (ou talvez até só uma). Músicas com "hammer-ons" rápidos em que tenhas de passar repetida e rapidamente de um butão para o outro com o mesmo dedo (fazendo um movimento mais horizonal porque não tens tempo de vir acima) fodem-te os dedos todos porque os butões são altos e rijos. O meu indicador serve de prova que já lhe falta um bocadinho de pele :P
    De qualquer maneira o post nada tem a ver com a semelhança entre guitar hero e guitarra sério, apenas com a reacção típica dos guitarristas ao jogo, que costuma ser muito nessa onda do "oh, aquilo não tem nada a ver" num tom depreciativo, como se a malta lhes estivesse a roubar algo por jogar àquilo. Que eu saiba jogar PES fazendo fintas de corpo com o analógico e marcando golos carregando no "quadrado" também não se assemelha muito a jogar futebol, e isso não invalida que a maior parte dos jogadores de futebol curta daquilo, porque a ideia é simplesmente divertirmo-nos e não comparar com a realidade.

    ResponderEliminar
  5. Os jogadores de futebol não são conhecidos por serem inteligentes.

    ResponderEliminar
  6. e os guitarristas são? :P
    queimados do crl xD

    ResponderEliminar
  7. O Brian May, guitarrista dos Queen, tem um PhD em Astrofísica ou assim, pela Royal School of London. Não generalizes.

    ResponderEliminar