segunda-feira, 5 de julho de 2010

July

É verão, estamos em julho, o calor é abrasador e apetece-me falar um pouco sobre aquilo que está na cabeça de tantos de nós. Aqueles que acham que vou falar de gajas em bikini vão ter de esperar mais um pouco, de momento estou a referir-me aos exames.
Sendo assim vou debruçar-me um pouco sobre a minha época de preparação: conselhos, recomendações, desabafos, entendam-nos como quiserem, no fundo são apenas um relato dos meus métodos.
-Evito ao máximo estudar em casa. Em primeiro porque acho que ajuda inconscientemente à concentração ter um local dedicado ao estudo (faculdade), e também porque gosto mais de estudar em grupo. Assim podemos explicar coisas uns aos outros e ajudarmo-nos mutuamente.
-Odeio bibliotecas e todos os locais em que se tem de estar em silêncio. Em primeiro porque gosto de ir falando se estiver com amigos, e mesmo que esteja sozinho o silêncio absoluto perturba-me a concentração. Se estiver em casa, para estudar no quarto ligo a televisão da sala de modo a criar barulho de fundo ^^
-Não gosto de mecanizar procedimentos sem perceber os seus fundamentos. Embora por vezes necessário, faz com que nos esqueçamos mais rapidamente dos mesmos além de não conseguirmos detectar certas nuances por vezes importantes.
-Acredito seriamente que é importante que o estudo não perturbe a rotina imposta normalmente. No meu caso sob a forma de treinos de ténis e idas ao ginásio, creio que tudo aquilo que temos um horário por cumprir devemos manter, fazendo as adaptações necessárias. A maneira é mais fácil é geralmente realizar o estudo no prévio horário de aulas.
-Descontrair, descontrair, descontrair. A mente é mimada e não funciona se não a tratarmos como deve ser. Tal como há aqueles avisos para os jogos de playsation "se jogar durante muito tempo, faça uma pausa de x em x horas" o mesmo se aplica para o estudo. Snooker (4euros/hora no pavilhão central), desporto, uma ida ao ginásio, uma jola no bar mais próximo ou um simples coffee break com os amigos, qualquer actividade lúdica é importante para manter o rendimento elevado. Nunca passo um dia inteiro a estudar sem descontrações periódias: o rendimento decai enormemente. A excepção à regra é obviamente a véspera, em acasos de desespero extremo.
-Após um período de exames intensivos, mal apanhe uma abertazinha, tiro um day off por completo.
-Tento ter perspectivas realistas daquilo que sei, se possível realizando exames anteriores. Estabeleço objectivos mínimos e também uma meta.
-Há quem desligue o telemóvel quando está a estudar. Comigo isso só serve para me irritar e pôr ansioso: sinto-me "desligado", portanto tenho sempre o telemóvel comigo e, se estiver no computador, ligo também o messenger.
-Talvez mais importante que saber muita coisa, é acertar naquilo que sabemos. Para tal costumo fazer primeiro aquelas perguntas que são de caras, deixando as mais complicadas para o final.
-Acho que é da máxima importância não pôr o resto da vida em stand-by. Ir aos jantares de turma, combinar uma futebolada ocasional com os amigos, não negar um encontro àquela pessoa que não nos vê à meses só porque temos exames. Afinal, mesmo desprezando as pausas, todos temos que comer, e porque não faze-lo em boa companhia?
-Nunca (mas nunca mesmo) fazer directas para estudar. É simplesmente parvo, desgastante e contra-producente. Ainda mais na véspera.
-A noite da véspera não é altura para ver coisas novas. Nada como ver um filme, ler um livro, ouvir uma musiquinha romântica, relaxar. Nos minutos que antecedem a prova idem, quanto muito pode dar jeito decorar aquela fórmula mais complicada de modo a ser fácil de relembrar. Se não for o caso nada como ouvir músicas moralizadoras. Pessoalmente aconselho Dragonforce, Rise Against e outras que tais (como "Go for the Goal", dos POP).

Filipe Baptista de Morais

6 comentários:

  1. Estava a gostar do teu post até à altura em que recomendaste Dragonforce =/
    Desculpa mas não podemos mais ser amigos.

    ResponderEliminar
  2. haha pensei que fosse por causa da outra canção :P

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia essa... E era feliz!

    Tens de começar a gostar de musicas boas.

    Se queres musicas motivadores ouve:
    Paul Stanley- Live to win
    Disturbed - Indestructible
    Kaoma - Dancando Lambada

    Ooops, a ultima já está um pouco fora de contexto, mas não me contive :D

    ResponderEliminar
  4. a 1ª é demasiado soft, metia isso numa meia-maratona e adormecia antes de acabar o primeiro quilómetro :P
    a 2ª tá nice até
    a 3ª nem me dei ao trabalho de ouvir xD
    e nem te atrevas a insultar o meu gosto musical :O

    ResponderEliminar
  5. Ora bem: A nossa capacidade cognitiva - de apreender conhecimento - está ligada à actividade do eixo HPA (hipocampo, glândula pituitária e adrenal), que pode ser medido através da hormona cortisol. Acordamos e passado 40 minutos o nível de cortisol começa a aumentar até uma dada altura do dia em que decresce e acontecem outras coisas que nos dão a habitual sonolência (por volta da hora de almoço). Quero com isto dizer, que há um ritmo natural para maximizar a produção. O desporto aeróbio (no fundo, correr - musculação já não) ajuda à actividade do eixo, assim como dormir as horas necessárias. Os períodos de concentração são curtos, tipicamente 10 minutos de concentração intensa e tem mesmo de haver pausas, senão fica-se preso com os olhos numa linha durante meia-hora e coisas do género. Não concordo com o MSN: o multi-tasking - fazer várias coisas ao mesmo tempo - não é biologicamente possível. Portanto, faz todo o sentido desligar-se o telemóvel e saber dizer "não" a jantares etc. em alturas críticas. O ruído de fundo/música ajuda, mas à medida que uma pessoa se concentra desaparece.

    No cômputo geral, o que defendes porém - não deixar de fazer aquilo que faz parte da tua identidade - é, no meu entender, correctíssimo.

    Entretanto, checka-me o novo blogue: http://dissonar.wordpress.com/. Abração! (Eu venho cá fazer mais comentários)

    ResponderEliminar
  6. eh crl, tanto texto xD
    uma cena: já o tinha dito no texto mas se calhar nao ficou claro ptt vou repetir: eu não defendo nada (no sentido de tar a dizer ou a sugerir como é que se deve fazer), simplesmente apeteceu-me expor o meu modo de ver/fazer coisas
    dps de jantar ja checko isso, abr ;)

    ResponderEliminar