terça-feira, 1 de maio de 2012

Oposição

Há um problema com a Oposição em Portugal. Não falo desta Oposição de agora, até porque não tenho tido assim tanto tempo para seguir as notícias a fundo. Falo sim de todas as Oposições a todos os Governos de que tenho memória, que parecem padecer da mesma doença.

O problema da Oposição é que se opõe. Não àquilo que julga estar errado ou que vai contra os seus princípios; isso seria normal. Não, opõe-se simplesmente. Também não me parece que seja por terem qualquer fetiche em ser do contra. Trata-se apenas de demagogia e estratégia política.

A democracia, apesar de todas as suas insuperáveis qualidades, tende a surtir este efeito nos políticos e eleitores; é que é muitas vezes mais vantajoso dizer aquilo que não se pensa (ou mesmo votar contra aquilo em que se acredita). Isto é verdade quer a nível individual e egoísta, quer, mais preocupante, a nível de grupos. Quem sabe um pouco de Teoria de Jogos sabe do que estou a falar. E quem não sabe também, basta alguma intuição.

O próprio nome indica que algo está errado. Oposição. Não é esse o seu papel. O seu papel, assim como o de todos os intervenientes políticos, deveria ser o de expor e defender os seus ideais. Pressupor que estes se opõem em tudo aos do partido no "Poder" é, obviamente, um exagero. Embora pareça ser sempre isso que queiram transmitir.

Filipe Baptista de Morais

1 comentário:

  1. Inúmeras vezes me ocorre a mim - e, suspeito, a todos - o mesmo pensamento.

    ResponderEliminar