domingo, 16 de junho de 2013

Marginal à Noite

Nome da Prova: Marginal à Noite
Comprimento: 8Km
Data: 16 de Junho de 2013
Objectivos Mínimos: - 34m
Desafio Pessoal: - 32m
Melhor Tempo em Provas Semelhantes: -

Uma emblemática prova do atletismo (amador) nacional, a Marginal à Noite fez jus ao seu nome. Uma prova lindíssima com um percurso fantástico, esta corrida é ideal quer para os estreantes na modalidade quer para os veteranos que lá voltam todos os anos. A distância idiossincrática (8Km), ajuda a manter um certo espírito mais amigável que competitivo, espelhado na minha ausência de melhor tempo apesar de já ter participado nesta prova anteriormente (não me cronometrei).

Este ano também não estava a pensar esforçar-me por aí além, tendo-me prestado a "escoltar" uma amiga que se ia estrear neste mundo das corridas. Infelizmente acabou por não poder participar, e dadas as condições favoráveis (metereológicas e de altitude) decide que esta prova poderia ser um bom treino para o meu objectivo de melhorar o tempo aos 10Km.

Dito, feito, terminei com uns agradáveis 31m04s ( 151º em 2300 na geral de Masculinos ). Apesar de não ter levado velocímetro consegui manter uns estáveis 4min/Km sem grande esforço ao longo da prova, tirando os primeiros 3Km que foram marcados pela enorme confusão em torno da partida (neste aspecto a organização poderia melhorar, talvez olhando para a também emblemática Corrida do Tejo). Mas consegui compensar esse atraso com uma excelente recta final onde estabeleci ainda uma nova marca: melhor parcial de 1Km com 2m38.4s, correspondendo a 22.7 Km/h.

Mais dois apontamentos negativos: a não existência de medalha de participação (esta prova merecia uma recordação sob a forma de troféu) e a estranha opção de colocar os patrocinadores na frente da T-Shirt, com os desenhos nas costas.

Mas não me entendam mal, a Marginal à Noite continua a ser uma das minhas provas favoritas, com um percurso e uma logística invejáveis e pelos quais a organização se deve orgulhar.

Para terminar ainda melhor, tomei conhecimento de uma prova de 10Km no próximo fim-de-semana que era até então desconhecida, a "Corrida Solidária Para Todos". Já me inscrevi, e espero que a nova motivação chegue para fazer "milagres".

 
Filipe Baptista de Morais

1 comentário:

  1. De salientar ainda a rapidez com que os resultados oficiais foram publicados na site da prova: menos de 24h depois e a um Domingo!

    ResponderEliminar