quinta-feira, 11 de julho de 2013

Autocarro

No outro dia tive que me deslocar de autocarro, esse vil e desconfortável meio de transporte, se é que o podemos apelidar de tal. A experiência não contribuiu para apaziguar o meu ódio por eles, agora agravado por me terem triplicado o preço do passe com a "compensação" de poder usufruir desse dúbio serviço.

Quer sejam 4 da tarde ou 4 da manhã, quer se dirija para o largo do Chiado ou para a viela da esquina, o autocarro vai sempre cheio. Não fora essas experiências não acreditaria existirem tantas pessoas a querer ir a todo a lado a toda a hora. Ou talvez muitas delas apenas se queiram sentar nos bancos e suspirar por uma agradável companhia, ou apreciar as vistas pela janela. Isto porque também nunca vejo os bancos livres.

Os condutores fazem-me invariavelmente lembrar as minhas primeiras experiências a jogar Gran Turismo com o volante. em que não conseguia compreender que por vezes travar pode ser uma boa ideia. Ou que deveria notar que vinha aí uma curva antes de entrar nesta.

O cheio também é sempre muito agradável. Mas o que mais me chateia nos autocarros não é nada disso. É não saber em que paragem estou, ou quais as seguintes. Seria assim tão difícil ter um mostrador que as indicasse? Não acredito que saia assim tão caro....
E ainda que seja. Não haverá meios pré-históricos de chegar ao mesmo fim? Deixo já a minha sugestão: escrever o nome das paragens em local VISÍVEL e bem LEGÍVEL em todas as paragens, de modo a que uma pessoa saiba onde está, pelo menos quando pára. E afixar ao longo dos autocarros 3 ou 4 listas de paragens para uma pessoa consultar. Fácil. Não funciona porque o mesmo autocarro é usado em vários percursos? Simples, têm uma lista para cada e o motorista, ao entrar/sair de serviço, passa pelo veículo e troca para a correcta. Certo, têm que pagar mais 30segundos de trabalho ao homem quando estamos em contenção de gastos. Mas olhem que valeria a pena e poderia ser que ganhassem clientes. Tipo eu, não fora já cliente não concentido.

E por amor de deus, reduzam o número de paragens. Perto de minha casa tenho 3 paragens em ~500m. Seria ridículo, se não fosse exasperante.

Que mais dizer? Ah, arranjem um site de jeito.


Filipe Baptista de Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário