domingo, 22 de novembro de 2009

Caos

Hoje decidi escrever sobre o caos e a desorganização. Não aquela que se manifesta neste modesto espaço virtual, mas aquela que se encontra espalhada por todo o lado. É que, apesar de tudo ter uma ordem, essa ordem é (aparentemente) aleatória. Numa altura em que se vive uma intensa crise de fé (entre outras crises mais chatas) espanta-me que a igreja nunca use este facto para corroborar a existência de deus e o seu papel enquanto criador. Isto porque, como reza a lenda, fomos criados à sua imagem, e se fosse eu a criar o mundo ele teria exactamente este aspecto: uma enorme bagunça.
É certo que no início dos tempos toda a matéria se encontrava condensada, o que prova os louváveis esforços de deus em arrumar a sua tralha para ter mais espaço para brincar. Mas, há cerca de 15 mil milhões de anos (a Wikipedia diz 13.7, mas quem liga ao que eles dizem?), quando tudo parecia finalmente empacotado e arrumado...PUF! Não, não se fez o chocapic, foi o Big Bang (mas é parecido). E agora prontos, é o que se vê, desordem e caos total, chegando a um ponto em que nada parece fazer sentido:
  • Temos um preto a chefiar a casa branca
  • A inflação é negativa
  • O aquecimento global afinal leva a um arrefecimento global
  • Há monopolos magnéticos (pessoal fora de ciências ignore esta)
  • Há mais raparigas que rapazes no IST (true story!)
  • As vacinas são mais perigosas que as doenças
  • O benfica tem mais pontos que o Sporting
E assim por diante, tudo parece desregrado. Parece-me assim que tanta confusão, não podendo ser atribuída a nós (não somos assim tão importantes, right?) teria necessariamente que ser criada por algo semelhante a nós. Comos os chimpanzés não se acusam, eu por mim já sei a quem apontar o dedo.
Para provar a nossa propenção para a desordem (ou a inevitabilidade do aumento da entropia para os físicos) deixo aqui também uma fotografia (actual) da minha secretária. Desafio o leitor a fazer melhor,



Filipe Baptista de Morais

3 comentários:

  1. epa nada a comparar com a minha ahah vou tentar tirar uma foto amanhã e mandar-te para veres o que é confusão! lool

    ResponderEliminar
  2. gosto de ver o material do tenis... faz sempre faltar XD

    ResponderEliminar
  3. Hahaha, desafio aceite! Quando se aproxima a época de exames toda a organização da casa entra em desordem:
    - os apontamentos migram para a sala (é impossivel encontrar o que quer que seja na secretária)
    - as refeições passam a ser na cozinha (a mesa de jantar está ocupada com tralha)
    - a roupa por arrumar acumula-se (já p não falr do pó, das folhas que deviam ir para o lixo e permanecem rasgadas algures...)
    - o computador fica na sala para poder estar na net enquanto estudo:P (juntamente com a impressora, fios da impressora, fios do computador, etc)
    - tenho a viola debaixo da cama e as partituras dentro do armário da roupa (para não misturar com os apontamentos)
    Enfim, ninguém diria que um dia já fui uma pessoa arrumada

    ResponderEliminar