domingo, 28 de novembro de 2010

Respect

Há poucas horas atrás esta eu a ver a final do Masters Finals (ARROTA NADAL!) quando reparei (como já havia feito várias vezes noutras ocasiões, inclusivamente em assistir em partidas ao vivo) na pacífica convivência dos adeptos. Vi inclusivamente, num daqueles instantes em que filmam as pessoas nas bancadas e transmitem pos escrãs gigantes, uma linha de adeptos com a bandeira da Espanha logo ao lado doutros com cartazes a apoiar o Federer, todos eles apenas preocupados em serem vistos e apoiarem, e não com os seus "opositores".

Porque será que não se consegue ter o mesmo pacifismo no futebol? A O2 Arena, onde teve lugar o torneio que referi acima, tem capacidade para quase vinte mil pessoas, e esteve cheia durante toda a semana. No entanto não ouvimos falar de pessoas a atirar pedras, golas de golf ou maçãs. Será pela falta de competitividade? Certamente que não, dado tratar-se dum torneio onde apenas entram os 8 melhores tenistas da actualidade, ambiente mais competitivo seria impossível. Rivalidades? O "duelo" Nadal-Federer já se arrasta há anos, sendo a rivalidade mais famosa do tenis e porventura uma das mais marcantes de sempre de qualquer desporto. A diferença está apenas na forma como as pessoas encaram estas rivalidades, que no ténis tem tendência (felizmente) a ser bem mais pacífica que no futebol. A razão de ser disto escapa-se-me. Talvez se deva ao facto de o ténis ser ainda hoje considerado um desporto um pouco elitista. Creio que a maior parte das pessoas imaginaos jogadores de ténis a sairem do court, tomarem o seu baninho, vestirem o fato e gravata e irem para o escritório: o típico executivo. Ainda que tal fosse verdade para os praticantes, continuava a nada dizer sobre os seus adeptos.

O fanatismo (neste caso refiro-me ao desportista mas podia sem perda de generalidade falar do religioso, ou de qualquer outro tipo de facto) nunca traz nada de bom, e o respeito é essencial. Neste caso, o respeito pelo adversário. Dirigentes futebolistas passam a vida a apelar para o mesmo, poderiam talvez aprender algo com o exemplo do ténis. Ver o que se passa nesse desporto (embora só passe na SportTv500 porque em as outras estão a passar 3ª divisao chinesa de futebol), perceber onde reside a diferença, e explorá-la.

4 comentários:

  1. A diferença é que o ténis é um desporto individual, enquanto que o futebol é um desporto em equipa!

    Cumprimentos, César

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não percebo porque apagaste a tua mensagem Rolo...

    ResponderEliminar