sábado, 16 de novembro de 2013

Meia Maratona da Nazaré

O fim-de-semana passado participei na 39ª edição daquela que é, por vezes, designada como a "mãe" das meias-maratonas em Portugal. Certamente uma prova emblemática, serviu ainda assim como um excelente pretexto para visitar a Nazaré, deliciar-me com a excelente comida que por lá servem (a bons preços) e ainda dar um pulinho à lindíssima vila de São Martinho do Porto.

Mas este post não é sobre turismo. Não encarei esta prova com granda espírito competitivo, até porque ia acompanhar uma estreante e portanto o objectivo "básico" de terminar a prova já pareceu desafiante que chegue. Tivemos a sorte de ficar alojados num hotel a 5mins a pé de distância do local da partida, o que nos permitiu mais umas preciosas horas de sono e ainda, de forma algo caricata, terminar o pequeno-almoço uns meros 5mins antes da partida.

O percurso em si era bastante interessante, visto que dava apenas uma pequena volta pela vila e depois seguia estrada fora até Famalicão, permitindo aos ávidos turistas como eu vislumbrar algumas novas paisagens. Organização impecável, com uma partida não mais caótica do que o habitual (há que ter em conta que estávamos bem na cauda do grupo...) e bons postos de apoio com água e esponjas para refrescar. Uns chuveiros a partir dos 14Kms também serviram bem esse propósito. O meu IPod, devido à minha falta de preparação, ficou sem bateria sensivelmente a meio da prova, mas confesso que nao lhe senti muito a falta.

Como seria de esperar o apoio da população local foi louvável e inspirador, assim como as lindas paisagens ao longo de todo o percurso. Fiquei curioso de saber se existe alguma prova (de trail?) que inclua a assustadora subida até ao Sítio no seu percurso. Seria um desafio interessante. E uma excelente desculpa para voltar a esta linda terra.

O site da prova refere que esta representa uam boa oportunidade para fazer bons tempos, visto ser maioritariamente plana. Aqui, e a partir da minha experiência (nunca fui bom a analisar os gráficos de altimetria), tenho de discordar. Apesar de não haver, de facto, subidas muito íngremes, a maior parte da parte é consistentemente a subir/descer com ligeiras inclinações. A olho ou de carro mal se notam, mas passados uns quilómetros acreditem que elas pesam nas pernas.

As maçãs de Alcobaça que deram à chegada eram deliciosas, e fiquei com pena de não ter provado uma espécie de bolo seco que também ofereciam. De salientar também o excelente preço de inscrição para uma meia-maratona bem organizada.

Completámos a prova calmamente em 2h3min, nada mau para uma estreante! Para o ano devo lá voltar mas, entretanto, vou pôr as minhas pernas à prova mais seriamente na Meia-Maratona dos Descobrimentos, em Lisboa.


Filipe Baptista de Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário