sexta-feira, 24 de abril de 2009

O outro lado

Nos confrontos de ideias, surge frequentemente a tirada acusadora "Achas que tens sempre razão" (as mulheres são especialmente terríveis neste aspecto). No entanto, se analisarmos a questão, parece uma afirmação bastante redundante e inofensiva. Eu pelo menos, e espero poder contar com o apoio do leitor neste ponto, não me daria ao trabalho de defender as minhas ideias se não acreditasse nelas. E sendo "picuinhas" o verbo achar dá-nos uma certa margem de dúvida que nos salva da pele de arrogantes. E só me parece saudável e prova de auto-confiança achar que se tem razão até demonstrado o contrário. Claro que isto não implica a imediata invalidez de todas as outras opiniões. Aliás, nada como o confronto ou a crítica negativa para enrijecer uma tese, contando que não a destruam. Afinal, o que não nos mata torna-nos mais fortes, ou pelo menos é o que dizem na tropa. Se estiveres neste ponto a pensar que estupidez, faz o favor de discordar. Por enquanto acho que tenho razão.

Filipe Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário