domingo, 26 de setembro de 2010

Meia Maratona de Portugal

Nome da Prova: Meia Maratona de Portugal aka Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama
Comprimentos: Meia Maratona (21km)
Data: 26 de Setembro de 2010
Objectivos Mínimos: - 1h 45m
Desafio Pessoal: - 1h 35m
Melhor Tempo em Provas do Mesmo Comprimento: 1h 35min 14s

Finalmente a tão aguarda Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama (embora este ano menos de 10% do percurso fosse de facto na ponte). Embora aguardasse esta prova com alguma ansiedade e esperanças de bater o meu record pessoal, as perspectivas de tal se realizar foram-se tornando cada vez mais inverosímeis à medida que a prova se aproximava, e confesso que quando chegou a hora estava um pouco apreensivo. Por um lado a "pré-época" não correu de todo como eu gostaria, primeiro por lesão (a jogar futebol como sempre) e posteriormente por razões pessoais. Por outro lado não me estava a sentir perfeitamente bem no dia da prova, uma ligeira indisposição que se prolongou da véspera.

Dada a partida comecei com um ritmo francamente mau, mas por culpa em grande parte do excessivo número de pessoas na zona de partida que obriga a fazer uma corrida em zigue-zague a um ritmo francamente irregular. Um erro da organização provocou a saída dos atletas da mini-maratona (partem atrás de nós) alguns momentos antes da nossa, o que contribuiu muito para o caos. Para ajudar ao meu desespero o meu Ipod decidiu que não lhe apetecia tocar (por razões que escapam à engenharia comum), limitando-se às suas funções de cronómetro, pedómetro e velocímetro (graças ao sistema Nike + Ipod).

Apesar da partida acidentada, a partir do terceiro quilómetro consegui encontrar o meu ritmo, mantendo-me a partir daí confortavelmente estável a rondar os 4m30s/Km. Por volta dos 8Km tive uma estranha sensação de tensão na perna direita, que me pôs imediatamente nas inúmeras coisas que me poderiam acontecer por me armar em atleta após mal me mexer nas férias: cãimbras, rotura de ligamentos etc... Isto manteve-me a menta ocupada durante algum tempo, por muito que me esforçasse por pensar em coisas mais alegres ou produtivas. No entanto mantive a vontade de correr e as pernas, como boas trabalhadoras que são, obedeceram alegremente, tendo o dito desconforto desaparecido poucos minutos depois. "The mind commands the body and it obeys. The mind orders itself and meets resistance". Nota positiva para os numerosos apoios da organização, praticamente a cada 2 ou 3 Km, sendo tantos que só parei para tirar bebidas (água e powerade) de 2 em 2.

Entre o 15º e o 16º quilómetro tive mais um percalço: perdi o chip que estabelece a comunicação entre o ténis e o Ipod, tendo com ele perdido as funcionalidades de cronómetro, pedómetro e velocímetro. Perdi assim um pouco a noção da velocidade a que ia mas, mais importante, do tempo que estava a fazer. Corri assim despreocupadamente às cegas até à meta, cruzando com o tempo 1h 38min 59s, ainda a uns bons 4mins do desafio em vista, mas a uns ainda maiores 6mins do objectivo mínimo.

Tudo junto não foi mau para a 1ª meia da época, sendo que tenho já possibilidades de melhorar para a semana (Meia Maratona Sportzone Porto-Gaia).

Filipe Baptista de Morais

2 comentários:

  1. Escusado será dizer que no dia seguinte, estavas todo cocho xD

    ResponderEliminar
  2. ssshhh...essa parte não era para contar :P
    merda de faculdade que tem demasiadas escadas xD

    ResponderEliminar