domingo, 19 de dezembro de 2010

53º Grande Prémio de Natal

Nome da Prova: 53º Grande Prémio de Natal
Comprimento: 9Km
Data: 19 de Dezembro de 2010
Objectivos Mínimos: 40min
Desafio Pessoal: -
Melhor Tempo em Provas do Mesmo Comprimento: -

Prova atípica pela sua díspar distância (9Km, onde é que já se viu?), o 53ª Grande Prémio de Natal apenas me chamou a atenção por ser de facto em plena Lisboa, permitindo-me assim correr em ambiente "competitivo" sem ter que ir a cascos de rolha. Não é que não goste de cascos de rolha (alguns são muito agradáveis) mas, já se sabe, "home sweet home" e sou de facto alfacinha de gema. No entanto não encarei esta prova com muita seriedade, servindo mais como um treino (quanto mais não seja aquecimento para a semana - S.Silvestre de Lisboa). E parece que desta vez o mundo estava em sintonia com a minha condescência, visto que não tinha disponível nenhum do equipamento que usualmente levaria para estas provas de Inverno (calças de lycra, casaco de corrida, Nike + Ipod, luvas de corrida, relógio com cronómetro, polar). Até foi bom para me (re)lembrar que para correr só precisamos dos nossos pés. É incrível como podemos ler fascinados livros de centenas de páginas*, concordar com quase tudo o que está escrito e ainda assim não aprender nada.
Fui assim para a prova sem velocímetro, pedómetro, nada dessas mariquices. Nem um raio de um cronómetro tinha! Embora não o tivesse planeado, revelou-se interessante para ver como se está a moldar o meu ritmo pessoal. Completei a prova em cerca de 35mins, o que revela que ando à volta dos 4mins/km que é um dos objectivos que tenho em vista para corridas futuras. Só falta conseguir mantê-los por 21Km.
Digo "cerca" de 35mins porque de facto não sei muito bem, como já referi não tinha cronómetro e ainda não lançaram os tempos oficiais, apesar de tal ter sido anunciado para as 16 horas. Parece que está na moda anunciar lançamentos só porque sim.
Quanto à prova em si não há muito a dizer, apenas um posto de abastecimento como seria de esperar para uma prova tão curta e um percurso quase inteiramente plano, se bem que de todo não do meu agrado. Isto porque fazíamos a Av.República nos dois sentidos, com os seus horríveis túneis que, apesar de representarem uma inclinação que apenas dura uns segundos, me conseguem quebrar completamente o ritmo.


*Neste caso referia-me ao livro (também já abordado aqui) "Nascidos Para Correr" que tanto implica com as mariquices que hoje em dia utilizamos para correr.

Filipe Baptista de Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário