quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Época de Paz

Estamos em plena época de Natal que, como sempre, equivale a dizer que estamos em época de paz. Ou talvez devesse diver pasmaceira visto que o tempo ranhoso não deixar realmente fazer grande coisa. Não que me esteja a queixar, nada como terminar o ano com uns calmos dias de ociosidade para recarregar baterias.

Parece que os únicos locais que fogem a esta bruma de calma são os centros comerciais. Mais, parecem estar a ser assaltados por um frenesim consumista sem precedentes. Ainda hoje tive que ir ao El Corte Inglês levantar o dorsal para a corrida de S.Silvestre (nada como correr 10Km dia 26 para queimar logo todo o doce espírito Natalício que se impregnou em nós) e vi-me envolto num mar de caos e ruído. Parecia uma daquelas batalhas d' O Senhor dos Aneis. Ou um concerto dos Rise Against.
Já agora aproveito para, Natal à parte, expressar o meu desagrado por esse centro comercial em particular. Genial obra prima do marketing, não tem verdadeiramente lojas no seu sentido físico: os produtos estão espalhados (numa ordem estatísticamente optimizada acredito) por todo o lado, transformando todo o centro numa única e gigante loja. Ora isto é tudo muito bonito para os comerciantes, mas eu pessoalmente não gosto de sair das escadas rolantes e ver-me subitamente emboscado e encurralado por perfumes e roupa de mulher. Cada coisa no seu lugar.

Filipe Baptista de Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário