segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Quebra de Tensão

Vindo das férias direitinho para o início de um novo semestre, não pude deixar de estranhar tão abrupta alteração.

Não foi pelo levantar cedo: levantei-me todos os dias às 7.30 nas férias. Mas sempre que o despertador tocava, lembrava-me que era por uma boa razão. E sempre que me sentia sonolento, sabia que era por ter aproveitado bem o dia anterior.
Não foi pelo exercício: esquiámos 8 horas/dia já para não falar em subir/descer do 7º andar a pé várias vezes ao dia. Mas quem corre por gosto não cansa, e quando cansa gosta ainda mais.
Não foi pela comida: passar de sandes de pão duro para a cantina do técnico mal se nota.
Não foi pelas pessoas: as mesmas pessoas que via nas pistas durante o dia ou à noite de garrafa na mão vejo-as agora pelos corredores da faculdade.

Talvez seja pelas roupas, talvez a passagem dos pesados fatos de neve para as enfadonhas roupas quotidianas se faça sentir. Talvez seja do tempo, já que Lisboa, moça ciumenta e vingativa, decidiu continuar a brindar-nos com as suas chuvas desmoralizadoras. Ou talvez seja, muito simplesmente, porque férias passou a ser mais uma vez uma recordação, e um desejo futuro. Talvez porque agora tenho quadradinhos num horário, e as horas não mais me pertençam. Talvez porque às 4 da manhã estou a dormir, e não a desejar que o dia tivesse mais horas. Talvez porque sei onde vou estar amanhã ao meio dia, e o que irei fazer durante a tarde. Talvez porque agora estou a ver as fotos, e não a sorrir para a câmara. A rir-me dos vídeos, mas sem viver os momentos. Talvez porque integrar já não é conhecer pessoas novas, voltando a ser estranhos símbolos numa folha de papel.

Seja porque razão for, o final das férias fez-se sentir como uma súbita quebra de tensão. Dava jeito outras para recuperar. Porque férias é levantar às 7, ou dormir o dia todo. Não se fazer nada, ou correr até não poder mais. Dizer olá ou adeus, ontem ou amanhã, quero e não quero, gosto e não gosto. Porque férias é o que nos apetecer.

Filipe Baptista de Morais

1 comentário: