segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Trabalho em Equipa


O trabalho em equipa é uma ferramenta importante (e recorrente) ao longo da nossa vida, especialmente a nível profissional. Juntando diferentes competências e ideias ou simplesmente adicionando horas de trabalho conseguimos realizar projectos mais complexos que individualmente estariam fora do nosso alcance. No entanto há alguns problemas bastante comuns a que devemos ter atenção:

-Distracção. Creio que já todos tivemos daquelas reuniões para (supostamente) trabalhar em equipa e que acabam (e começam também) em animada conversa. Não quer isto dizer que não devemos trabalhar com amigos; antes pelo contrário: um bom ambiente de trabalho é meio caminho andado para que as coisas corram bem. Mas é preciso saber dividir o tempo entre diversão e trabalho.

-Abertura. Não nos podemos integrar numa equipa se não conseguirmos aceitar opiniões ou métodos diferentes dos nossos. Embora tal possa ser difícil, particularmente quando não nos conseguem convencer de que estamos errados, temos que ter consciência que por vezes é necessário largar o boneco. Para resolver conflitos, nada como obter uma maioria; quando tal não é possível pode ser extremamente importante uma figura líder para o desempate. Claro que o líder se pode enganar tanto como os outros, mas a sua decisão deve ainda assim ser acatada de modo a prevenir a anarquia. Daí a sua grande responsabilidade: não pode usar os seus privilégios para fazer valer o seu ponto de vista sistematicamente, ou para proveito próprio.

-Comunicação. É de extrema importância que cada membro saiba o que os outros andam a fazer, tanto para não realizar trabalho redundante como para ter noção do andamento do projecto no seu geral.

-Confiança. Não me refiro aqui à confiança que temos em nós próprios (embora isso também seja sem dúvida um aspecto importante) mas à confiança que depositamos nos outros membros da equipa. Este aspecto, a meu ver fundamental, é o que tantas vezes falha. Falta de confiança gera preocupações, stress, limitações à liberdade de trabalho individual e consequentemente falta de "magia" no projecto e, porventura, hostilidade no grupo de trabalho; tudo coisas a evitar. E como garantir esta confiança? Bom, creio que aqui o melhor conselho possível seria o de escolher os colegas com cuidado. Afinal, é mais fácil confiarmos em pessoas que sejam, de facto, confiáveis.



Filipe Baptista de Morais

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