terça-feira, 8 de março de 2011

Uma Questão de Respeito

Aparentemente os Homens da Luta ganharam a edição deste ano do festival da canção. Digo aparentemente porque não segui a edição deste ano (nem a de nenhum outro já agora). E também nunca tinha ouvido falar nos ditos Homens da Luta, mas uma pesquisa rápida no youtube permitiu-me ficar a conhecer algumas das suas músicas e, sinceramente, achei-os muito fraquinhos. Com uma sonoridade algo pimba e letras (a meu ver) baratas e não tão bem conseguidas quanto isso não me conseguiram de todo convencer. No entanto é certo que também não precisaram do meu voto para vencer, e portanto uns sinceros parabéns para eles. Ainda bem que (ainda) não temos todos os mesmos gostos.
Mas não queria aqui divagar muito sobre os meus gostos musicais ou os do resto do país. O que realmente me interessou nesta história foi o facto de os referidos vencedores terem sido vaiados a reclamar o prémio. Isso é perfeitamente ridículo e demonstra uma atitude desrespeitadora para com eles e todos aqueles que votaram neles, o que é algo triste. Poder-se-ia até dizer que tudo isto é extremamente lamentável. Infelizmente não é caso único ou raro. Posso referir também aqui, por exemplo, a final do Estoril Open do ano passado em que o vencedor Alberto Montanes foi por duas vezes vaiado: a primeira ao derrotar o sempre favorito do público Roger Federer, a última ao derrotar na final o nosso Frederico Gil. Todos temos o direito a torcer por quem nos apetecer, mas parece-me que em que todo o tipo de eventos devemos prestar o devido respeito aos vencedores. Quem não desejar nem ficar satisfeito com a sua vitória tem mais é que ficar calado, e não andar a assobiar e a apupar. Mesmo quando se trata de defender os interesses da casa, como no caso Montanes vs Gil. Posso até referir que, no decorrer do mesmo evento, assisti ao vivo ao jogo em que a nossa Michelle Brito foi eliminada pela romena Sorana Cirstea e achei extremamente lamentável o comportamento de grande parte do público, constantemente a assobiar e a apupar nos serviços da romena, a mostrar claramente o seu desagrado com a vitória da mesma no final. Não é preciso degradar os adversários para apoiarmos os nossos favoritos. Neste âmbito nem vale a pena entrar no mundo do futebol, claro, esse está há muito perdido. Mas ver essa indecência a propagar-se para outros desportos e agora também para o mundo da música e, quem sabe, muitos outros sítios é algo que me desagrada profundamente.

Filipe Baptista de Morais

3 comentários:

  1. Não conhecias os Homens da Luta?
    Eles têm um histórico bem mais antigo do que esse que tu citaste de musicas!
    Eles participaram num programa da Sic Radical chamado "Vai tudo abaixo" onde mandavam vir com tudo o que é politica.

    ResponderEliminar
  2. E um deles (ou os dois?) pertencia à banda Kalashnikov (ou lá como se escreve).

    ResponderEliminar
  3. "nunca tinha ouvido falar nos ditos Homens da Luta":
    Epá que vergonha! Como raio é que possível?? Os Homens da luta são bastante conhecidos... até já estiveram no Arraial do Técnico!!!
    http://www.aeist.pt/arraial/wp-content/uploads/2010/09/CartazArraialCaloiro2010Grande.jpg

    Eu fui aos dois dias desse arraial e aquela treta do "DJ Convidado" é Bullshit! Não houve dj nenhum...

    ResponderEliminar