sábado, 26 de março de 2011

21ª Meia Maratona de Lisboa

Nome da Prova: Meia Maratona de Lisboa
Comprimento: 21Km
Data: 20 de Março de 2o11
Objectivos Mínimos: - / (eliminados devido às circunstâncias)
Desafio Pessoal: - / (eliminado devido às circunstâncias)
Melhor Tempo em Provas Semelhantes: 1h 31m 45s

Esta prova correu tão mal que vou tentar não me alongar muito. Apesar de ser a Meia Maratona com o percurso mais favorável e de ser por isso ideal para melhorar tempos pessoais, circunstâncias externas afastaram qualquer hipótese de isso acontecer. Cheguei na véspera à noite a Portugal, vindo de um curso programa de intercâmbio de uma semana, estando por isso completamente esgotado. Ainda assim não quis deixar de participar e na manhã seguinte lá me dirigi para a partida.
Determinado a não me dar como derrotado à partida, tentei correr como se me encontrasse em condições normais. Nos primeiros 5Km fiz um tempo bastante mau, quase a atingir os 25mins (velocidade média pouco acima dos 12km/h) mas tal deveu-se sobretudo à extrema confusão existente na área de partida. No entanto consegui acelerar nos quilómetros seguintes e recuperar o tempo perdido, chegando ao 12ºKm em cerca de 54m. Isto significa que entre o 5º e o 12º Kms consegui manter uma velocidade média de cerca de 14.5Km/h, o que já é extremamente bom. Demasiado até (pelo menos nesse dia) pois foi nesse ponto que morri completamente. As pernas começaram a desobedecer por completo, fui abrandando sucessivamente e no final já me encontrava a correr abaixo de 10Km/h. É engraçada a enorme quantidade de coisas que nos passam pela cabeça nesses momentos como "olha se desistir aqui posso apanhar o metro" ou "mas porque é que a música vai ficando melhor ao longo da prova? Assim não dá vontade de correr..." . Por uma questão de brio pessoal não podia deixar de completar a prova, obtendo assim o terrível tempo de 1h48m46s. Isto significa que a minha velocidade média entre o 12º e o 21º Kms foi de uns espantosamente baixos 9.15Km/h!!! Ainda assim fiquei contente comigo mesmo: contente por me ter levantado na cama quando tinha tantas horas de sono para repor, contente por ter ido correr sabendo que não ia correr bem, contente por chegar ao fim não sei bem com que forças e contente por trazer mais uma medalha para casa. Hei-de fazer melhor para a próxima!

Filipe Baptista de Morais

PS: Todas as contas foram feitas à pressa de cabeça ou na calculadora do portátil, portanto se houver algumas incorrecções não é de estranhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário