terça-feira, 13 de julho de 2010

Falta de Brio

Há poucas semanas atrás foi notícia por aí fora que 75% dos estudantes universitários copiavam. Estas estatísticas, mais do que surpreendentes, são a meu ver incrivelmente tristes. Não é a falta de honestidade que me preocupa, a meu ver se ninguém é prejudicado (pelo menos à primeira vista) então desde que se sintam bem consigo próprios tudo bem. O que acho realmente preocupante é a falta de brio que está por trás do acto.
A meu ver o problema em copiar não está em revelar falta de conhecimentos ou estudo, tal combate-se facilmente. Mas a falta de brio é algo muito mais intrínseco e é portanto preocupante o seu nível de generalização. Se não queremos ter orgulho em nós próprios, como podemos esperar que os outros o façam?
Outro aspecto que me faz confusão é a perspectiva com que se olha a faculdade. Tanto quanto sei, não me inscrevi apenas para sair com um diploma, mas aprender os conhecimentos que ele supostamente subentende. Sendo assim parece-me parvo tentar "contornar" o sistema. Dá a ideia que o ideal era um gajo inscrever-se no curso e no dia seguinte ir lá buscar o canudo.
Temos 18,19, 20+ anos. Chega a uma altura em que temos de crescer.

Filipe Baptista de Morais

4 comentários:

  1. Pois!
    Eu inscrevi-me no curso em que estou para aprender a chipar PS's e box's da TVCabo.
    Como já vi que não se faz nada disso, olha... Vou fazendo o que posso.

    Obviamente que não copio (isto é publico, se dissesse a verdade tava fddo ) mas, em cadeiras em que tens de "decorar" 3.5*10^21 formulas para fazeres um teste de 1h30... Sim, percebo muito bem quem mete a sua cabulazinha na calculadora ou nos bolsos das calças :P

    Agora, copiar sendo o olhar para o lado e literalmente copiar a resposta: Isso aí já acho um pouco mais parvo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a questão do brio.

    A cópia - seja por outra pessoa, ou por cábulas - é uma falsa sensação de conhecimento: sentimo-nos seguros e confiantes num mundo com excesso de informação.

    Poucos terão a audácia de contornar esse sentimento e exigir de si próprios uma prova digna de que conseguem alcançar as coisas por eles próprios. Essas pessoas terão uma orientação futura (superam as dificuldades presentes porque sabem que darão frutos no futuro). As pessoas que não o fazem são hedonistas (pessoas focadas no prazer ou ausência de desprazer) sem perspectiva futura e creio que, desde que não prejudiquem os outros, estão no seu direito.

    Felizmente há uma tendência para privilegiar competências como autogestão, autodomíno, etc. que só se adquirem quando se faz as coisas...com o tal brio.

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar começo por criticar toda a estatística em si. Repara, eu posso colocar a questão de 2 formas: 1- "Já alguma vez copiaste durante um teste?" ou 2- "Copias frequentemente durante os testes?".
    Repara que os 75% são perfeitamente aceitáveis para a primeira questão, afinal quem NUNCA copiou na sua vida que atire a primeira pedra... (os restantes 25% devem ter mentido)
    Da forma como a noticia é enunciada entende-se que 75% dos alunos copiam sempre(ou muitas vezes, ou frequentemente).
    Em segundo lugar levar "informação" na calculadora é perfeitamente legal. Os professores que não querem que leves "informação" para a avaliação devem avisar os alunos de que estes têm de levar uma máquina cientifica em vez de gráfica (ou mesmo não levar máquina, como em ACED). A partir do momento que o professor permite-te levar calculadora gráfica, podes usar todas as funções da máquina sem restrições(incluindo a memória).
    Quando fazes testes ou exames no IST há sempre um lugar (ou dois) a separar os alunos, o que torna a copia muito difícil.
    Não te esqueças que na sociedade actual o método de avaliação é baseado no sucesso e eficácia do aluno. Assim, o "desenrrascanço" não deve ser totalmente recusado e ser visto com negativismo e rancor como tu estás a fazer, porque apesar de ser mau, muitas vezes dá garantias de sucesso.

    E quer queiram quer não, numa situação real da vida (ex: durante o emprego), podemos usar a internet, consultar livros, telefonar ao amigo(que aposto que vai ser o Filipe, LOL), para tiramos as nossas dúvidas.

    ohh, se quiseres dicas e instruções de como se copia (Cheating for Dummies) fala com o Mansos que ele é PRO... LOL

    ResponderEliminar
  4. quanto às calculadoras se releres o post irás reparar que não escrevi uma única palavra quanto a isso.
    Quanto ao resto referia-me apenas a estudantes universitários. E não, nunca copiei num exame de faculdade ptt levavas já ganda pedrada xD

    ResponderEliminar