quinta-feira, 29 de julho de 2010

Olhares Nocturnos

Todos gostamos de apreciar uma bela vista nocturna perdendo-se no fundo do horizonte. O que queremos entre nós e o distante é que pode variar: uns gostam de uma paisagem campestre, outros de olhar o oceano, ou o deserto, ou uma floresta.
Das referidas anteriormente, nunca vi nenhum deserto, o mar (apesar de belo) parece-me também assustador e ameaçador (tanto mais se estiver calmo, não me perguntem porquê), o campo parece-me aborrecido e solitário e a floresta pouco acolhedora, como se fosse um intruso indesejado no seu mundo paralelo.
Não, aquilo que realmente me toca o coração e acalma o espírito são as paisagens citadinas. Talvez esteja corrompido por esta aceleradamente urbana sociedade ou talvez tal se deva apenas ao meu feitio demasiado pragmático, mas o facto é que nada me parece tão bonito como as luzes de uma cidade adormecida. E não é preciso sobrevoar NY do topo do Empire State Building (as Twin Towers eram demasiado altas aniway) ou espreitar Paris da Torre Eiffel para perceber do que estou a falar, gosto também de vários spots neste nosso cantinho do mundo:
-Adoro a vista do meu 4º andar em Telheiras. Apanha uma parte do eixo N-S e não acho nada mais relaxante do que ver passar os carros solitários às tantas da noite, como que perdidos no turbilhão das nossas vidas.
-A ciclovia que liga o Cais do Sodré a Belém, que eu teimosamente utilizo como percurso de corrida também oferece umas belas vistas.
-A costa algarvia vista do mar, isto é, estando dentro de um barco ou numa ilha mais a sul (como o local onde passo sempre parte das minhas férias).

E com isto despeço-me da cidade por um (sempre curto de mais) mês de merecidas férias no algarve.

Filipe Baptista de Morais

1 comentário:

  1. "não acho nada mais relaxante do que ver passar os carros solitários às tantas da noite, como que perdidos no turbilhão das nossas vidas."

    Pois os xunnigs....

    Come antes uma peça de fruta que diz que faz melhor

    ResponderEliminar