domingo, 24 de outubro de 2010

Corrida do Tejo

Nome da Prova: Corrida do Tejo
Comprimentos: 10Km
Data: 24 de Outubro de 2010
Objectivos Mínimos: - 45m
Desafio Pessoal: - 42m
Melhor Tempo em Provas do Mesmo Comprimento: 42m 34s

Embora pudesse parecer demasiado ambicioso o objectivo de baixar a minha marca dos 42minutos (após ter feito 46minutos na última prova do género) é preciso ter em conta que essa foi a primeira prova da época, para além de que como referi na altura não me preocupei então muito com o tempo nem me senti especialmente cansado no final. Para além disso, o bom resultado na meia maratona do Porto deu-me confiança, sendo que de qualquer modo me sentia em forma. A organização da prova foi, como nos restantes anos, impecável; dois apoios ao longo da prova (aos 3Km e aos 7Km), a zona de partida organizada por tempos (atletas mais rápidos partem à frente de modo a evitar o caos inicial), porta-estandartes e T-shirt técnica e muito gira também. Para quem não sabe do que estou a falar, um porta-estandarte é um atleta contratado pela organização que corre a um ritmo regular uma bandeira por cima a dizer o tempo que vai fazer, podendo os restantes atletas guiar-se assim por eles.

Sendo o meu melhor tempo à data 42m34s, tal deu-me acesso (davam-nos umas pulseiras tipo as das discotecas no algarve) à zona de partida dos sub 45, mas mantendo-me ainda afastado das mais desejadas zonas dos sub 42 e sub 40. Tal revelou-se muito relevante, visto que havia cerca de onze mil participantes e portanto a confusão era muita. Antes da partida avistei mais à frente (na tal cobiçada zona de partida dos sub 40) o porta-estandarte respectivo e decidi tentar acompanha-lo. No entanto após o tiro de partida a confusão na minha zona (faltou a pulseira para a guest zone!) era tanta que o perdi imediatamente de vista. Logo por azar (tosquice vá) os atacadores do ténis esquerdo desapertaram-se perto do marco do 3ºKm, pelo que tive que fazer uma pequena paragem para os voltar a atar. Mais que o tempo perdido (cerca de 15s) conta o esforço (essencialmente mental) que tive de fazer para voltar a entrar no acelerado ritmo que me impunha. Já perto do marco do 6ºKm consegui finalmente avistar (ao loooooonge) o porta-estandarte que tinha decidido acompanhar, e fui gradualmente encurtando a distância. Por volta do 7ºKm passei no segundo posto de apoio, mas nesta altura outra necessidade sobrepunha-se à necessidade de beber: a necessidade de respirar. Rejeitei assim as bebidas que me ofereciam de modo a tentar manter o fôlego. No último quilómetro já me encontrava a uns meros 30m do porta-estandarte, pelo que decidi acelerar para tentar ultrapassá-lo. Má ideia como se veio a revelar: certamente que cheguei perto (10-15m) mas então os pulmões (ou as pernas?) resolveram finalmente dar de si, e cruzei a meta já uns bons 15 segundos após a minha presa. No entanto fiz mesmo assim um excelente tempo para aquilo que tinha vista (39m e 42s), estabelecendo um novo record pessoal, cumprindo o desafio que tinha proposto para prova e ao mesmo tempo aquilo que queria atingir até ao final da época (-40m). Para efeitos estatísticos posso revelar que fiquei em 377º (pode parecer mau mas se nos lembrarmos que são 11000 atletas é top 5%).

Gostaria ainda de agradecer ao compatriota atleta anónimo que me deu boleia até meio caminho do parque dos poetas (que no mapa parecia bem pertinha mas afinal era longe como o raio).

Filipe Baptista de Morais

2 comentários:

  1. olha lá os palavroes no meu blog ...lol

    Agora q eu posso sair, vai tudo cortar-se por causa dos teste...Vai treinando, porque temos encontro marcado na s silvestre!

    ResponderEliminar
  2. Pois.. eu, tal como o "RCosta", acho que devias fazer um texto acerca de Suecas...
    (e não estou a falar do Jogo)

    Abraço, César

    ResponderEliminar