domingo, 5 de junho de 2011

Corrida do Oriente

Nome da Prova: 10ª Corrida do Oriente
Comprimento: 10Km
Data: 5 de Junho de 2011
Objectivos Mínimos: -/
Desafio Pessoal: - 40m
Melhor Tempo em Provas Semelhantes: 39m 45s

Fui a esta prova com um amigo e com intenção de o acompanhar ao longo da prova, pelo que não defini objectivos mínimos. Como desafio pessoal, claro, quebrar o meu record, e com isso em mente decidimos arrancar forte. Mas como sabemos entre o decidir e o cumprir vai todo um mar de problemas, a começar pelo atraso de cerca de 20mins na partida (lá se foi o aquecimento) e no extremo aglomerado e afunilamento que se verificou logo a seguir à linha de partida. Nunca me canso de me queixar as pessoas que, não tendo intenções de arrancar a um ritmo elevado, se chegam à frente na linha. Por favor deixem-nos passar...

Enfim, devido ao já referido chegámos aos 2Km já com 9m30s (um minuto e meio de atraso já), o que parecia muito comprometedor. Cerca dos 5Km perdi o meu companheiro sem dar por isso, e creio que aí perdi um pouco o ritmo (embora na altura não tenha dado conta disso) provavelmente também devido a não ter levado o meu Ipod para motivar e guiar. Na placa dos 6Km já ia com 28m 40s, o que representava um irrecuperável atraso de 4mins e 40s (relativamente a 6Km*4m/Km= 24m). No entanto, devido a um erro de contas (cansaço apenas, garanto que não houve estupefacientes envolvidos) julguei que devia estar nos 24m, calculando portanto o meu atraso como de apenas 40s. Senti-me assim extremamente motivado em recuperar esse atraso mais os 15s que me permitiriam superar a minha anterior prestação. Com isto em mente desfiz os dois Km seguintes em menos de 7m, num ritmo muito acima ao ritmo médio necessário para bater o dito record. Mas ao cruzar a placa do 8º Km voltei a olhar para o cronómetro, que agora marcava pouco mais de 35 minutos. Desta vez fiz as contas como deve ser e finalmente apercebi-me do meu erro, e de que mesmo com este esforço e a manter este ritmo não faria melhor do que 42minutos aos 10. O desânimo foi total e abrandei consideravelmente, terminando a prova com uns modestos 45m 6s. Não me abstive, no entanto, de dar o característico spring final na chegada à meta.

Quanto à organização, nota negativa no atraso da partida; embora seja uma situação relativamente frequente é sempre chato ainda mais quando não há qualquer tipo de aviso prévio. De resto impecável, em termos de pontos de apoios e de brindes que, embora escassos, são o que se poderia esperar de uma prova que requeria apenas 5 euros e meio de entrada.

Filipe Baptista de Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário