segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Maratona do Algarve

Este fim-de-semana decidi finalmente experimentar correr a maratona completa, em toda a sua extensão.
As condições não eram más: o vento ajudava a suportar o calor, o percurso era bastante plano e havia postos de abastecimento de 5 em 5 Kms. Curiosamente eram proibidos auriculares na prova, pelo que tive de deixar de parte o meu Ipod (e portanto também as suas funções de pedómetro e velocímetro) e levei apenas o meu cardiofrequencímetro.

A prova começou bastante bem, sentia-me confiante e ao terminar a 1ª volta (21Kms) estava em óptimas condições de cumprir com o meu desafio pessoal. No entanto esta confiança revelou-se excessiva (porventura consequência da minha inexperiência), o que aliado ao meu passo demasiado irregular (que podem verificar nas tabelas abaixo) e ao forte calor que se começou a fazer sentir comprometeu irremediavelmente o meu desempenho.

Assim, pelo 28º Km comecei a “morrer” (mais uma vez podem verificar as tabelas) e ao chegar ao 35ºKm já mal conseguia andar com as dores nas pernas e decidi que não tinha condições para terminar a prova. Desisti portanto. Curiosamente esta era a powersong que tinha escolhido para a corrida.

Mais do que as dores nas pernas (escrevi isto no comboio de regresso, portanto ainda as sinto) magoa o orgulho ferido. Nunca tinha desistido numa prova de atletismo, e acreditava realmente que nunca o faria. Mas pronto, há-de haver outras oportunidades. Embora provavelmente não me meta noutra tão cedo, hei-de completar uma maratona.

Só numa de despejar algumas estatísticas tão engraçadas quantos inúteis: durante o exercício os meu BPM médios foram 158, com 195 de máxima e 58 em repouso antes de iniciar a prova. Isto significa que o meu coração bateu 28782 vezes enquanto corria. Parece ainda que queimei 2227KCal, o que pode explicar porque é que estava cheio de fome no final.


Tabelas:



Filipe Baptista de Morais

PS: embora não me tenha afectado a mim devido à desistência houve um incidente algo grave que provavelmente afectou a prova de muitos atletas. Um atraso numa das carrinhas de abastecimento fez com que os postos de apoio esgotassem as suas águas, pelo que não havia águas a partir do 31º Km. É chato.
PS2: um agradecimento especial ao voluntário da carrinha de abastecimento que me deu boleia até à meta, e me deixou usar o seu telemóvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário