domingo, 23 de outubro de 2011

Corrida do Tejo 2011

Nome da Prova: Corrida do Tejo
Comprimento: 10Km
Data: 23 de Outubro de 2011
Objectivos Mínimos: - 42m
Desafio Pessoal: - 40m
Melhor Tempo em Provas Semelhantes: 39m 45s

Esta prova era a minha grande aposta desta época para melhorar o meu tempo nos dez quilómetros. Tem um bom percurso, excelente organização e é suficientemente perto para não ter que me levantar na véspera para estar na partida a horas. Apesar disto e como não podia deixar de ser, uma série de factos afectaram a minha prestação nesta edição:
- Maratona de Futsal no IST no Sábado. Geralmente não me inscreveria em dois eventos tão cansativos em dias consecutivos, mas gosto tanto de qualquer um destes que não consegui decidir e optei por ir aos dois. Tendo o torneio de futebol chegado e primeiro e como contenção de esforço não é um conceito que eu abarque facilmente cheguei obviamente um pouco debilitado a Domingo. De facto, senti mesmo aquela sensação de pernas cansadas após uma boa corrida. Só que antes da partida.
- O vento. Embora tenhamos tido sorte por a chuva esperar um bocadinho, o vento foi implacável a formar uma barreira invisível que nos fazia ter a sensação de estarmos a correr numa passadeira.

Como sempre e como acredito que deva ser feito ignorei estes dois factores à partida, concentrando-me nos meus objectivos. A partida foi um bocado mais confusa do que estava à espera, dado que tive o privilégio de partir na zona dos sub 40 (minutos, não anos): certamente que muitos dos que lá estavam não tinham razões para tal. Nomeadamente os miúdos de 12 anos com as mães. Enfim, mesmo assim a partida foi bem (BEM) melhor do que é normal em provas deste género (mais uma vez saliento o exemplo da organização desta prova), e só perdi 18s no primeiro quilómetro. Segundos esses que recuperei rapidamente ao correr o 2ª Km em apenas 3m 32s, agora 30s abaixo da minha média objectivo.

A partir daí consegui encontrar o meu ritmo estável à volta dos 4m / Km, não oscilando mais do que +/- 5s por Km. Mas apesar de as ignorar e fazer por as esquecer as condicionantes estavam lá, e acabaram por se fazer notar. A meio do sexto quilómetro, começaram-me a faltar a força às pernas, e o ritmo foi abrandando. Terminei assim a prova em 42m 39s, falhando em bater o meu record e também mais uma vez em atingir os objectivos mínimos por muito pouco. Mesmo assim e dadas as condições, não fiquei de todo descontente com o meu desempenho.

Filipe Morais


Sem comentários:

Enviar um comentário