sábado, 1 de outubro de 2011

Meia Maratona de Portugal

Nome da Prova: Meia Maratona de Portugal
Comprimento: 21Km
Data: 25 de Setembro de 2011
Objectivos Mínimos: -1h35m
Desafio Pessoal: -1h30m
Melhor Tempo em Provas Semelhantes: 1h31m45s
Uma vez vi um atleta de alta de competição dizer para a televisão que numa prova nunca estamos a 100%. Ou a época de preparação não correu como queríamos, ou o pequeno-almoço caiu-nos mal, ou a nossa namorada de há 7 anos acabou connosco, ou está demasiado frio, etc, etc... Há sempre um rol interminável de desculpas que podemos usar para justificar os nossos desaires, assim como para continuar a acreditar que poderíamos fazer melhor. Assim sendo também posso deixar aqui tudo o que correu mal nesta prova: a época de preparação (ou falta dela), não dormi bem nem na véspera nem nos dois dias anteriores, não consegui encontrar a minha braçadeira para levar o Ipod (lá se foi o velocímetro) e, mais importante, estava demasiado (!) calor. Para além dos problemas recorrentes destas provas, como o percurso com algumas subidas estrategicamente colocadas e o sempre presente caos na momento da partida.


Seja como for consegui não perder muito tempo na confusão dos primeiros 3Km, tendo recuperado essa diferença até ao 7º Km. De notar que nesta altura estava a apontar para uma média de 4m15s / Km, que me permitiria atingir a marca de 1h30m com ainda alguma folga. Fiquei bastante feliz por, mesmo sem o velocímetro, ser capaz de definir o meu ritmo de corrida aos valores necessários. Assim, após recuperar o atraso, consegui fazer vários quilómetros com parciais a variar entre 4m7s - 4m22s
.

Foi quando cheguei perto dos 12Km (infelizmente apaguei sem querer o meu registo dos parciais, pelo que não posso fazer uma análise detalhada) que tudo começou a descarrilar, já que as pernas começaram a deixar de responder. Aqui tentei um pouco de tudo: pastilhas da Isostar, Powerade no ponto de apoio dos 12Km, banana e laranja no dos 13Km. Mas tudo isto não fez mais do que permitir breves alívios, e no final terminei a prova já com parciais acima de 5m / Km. Cruzei a meta com o cronómetro a marcar 1h35m17s pelo que, não tendo batido o meu record pessoal, bati o meu record nesta prova e fiz o meu 2º melhor tempo de sempre. Não foi (demasiado) mau portanto.

Filipe Baptista de Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário